quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Reunião com o secretário de segurança.

Reunião com o secretário de segurança.

No dia 14 passado, reuniram-se com o secretário de segurança de Niterói Sr. Walnei Trindade, representantes da ACOMPI e da ALPAPI, Jorginho e Seu Chico respectivamente, para tratar de assuntos relativos as melhorias na praia de Itaipu.
Na ocasião o Sr. Secretário de segurança solicitou que fossem listados os principais problemas existentes na praia de Itaipu, para que pudessem ser traçadas estratégias no sentido de pronta solução dos casos.
Ficou estabelecido que seria eleborada uma listagem com os principais problemas e encaminhdos á secretaria.

No dia de hoje foi enviado ao secretario a lista apontando os principais problemas.



"DE: ACOMPI (Associação de comerciantes e moradores da praia de Itaipu)

ALPAPI (Associação livre de pescadores e amigos da praia de Itaipu)



AO: Secretário de segurança de Niterói



No sentido de atender a solicitação do Sr. Secretário de segurança do município de Niterói, a ACOMPI e a ALPAPI vêm através deste apontar os problemas existentes na praia de ITAIPU.



Em primeiro lugar está o número de barcos depositados nas areias da praia, sendo certo que em sua maioria não guardam relação com a pesca profissional do lugar.



O exercício de comércio ambulante ilegal (camelos) onde são vendidos produtos sem a higiene adequada, em muitos casos de procedência duvidosa; Além do fato de que as embalagens e demais resíduos das vendas são deixados nas areias da praia, causando acumulo da lixo e comprometendo a segurança dos freqüentadores que em muitos casos se ferem com espetos e outros materiais perigosos.



O despejo de restos da “limpeza” de peixes nas areias e na beira d’água, gerando ferimentos nos banhistas face as espinhas e as cabeças de peixes que são jogadas no local.



Os acessos á praia, os quais ou estão obstruídos ou simplesmente não existem.



A necessidade de as mesas e cadeiras utilizadas nas areis da praia, recuarem para permitir uma faixa de uso exclusivo dos banhistas.



Estacionamento desordenado e explorado por “flanelinhas”.



Linhas de ônibus que ficam estacionados ao redor da praça, impedindo a livre circulação no local, além de os motorista e cobradores urinarem no entorno deles.



Lixo acumulado nas areias da praia e no seu entorno.



Lancha e demais embarcações a motor que transitam na beira da praia causando riscos às pessoas.





Estes são em síntese os principais e mais graves problemas apontados pelas associações acima referidas; sendo certo que muitos outros problemas existem, mais que se estes principais forem imediatamente solucionados pelo poder público municipal, a melhora da qualidade do lugar vai saltar aos olhos.



Niterói 16 de fevereiro de 2011."

Aguardamos as urgentes e necessarias medidas a serem adotadas pelo poder público.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AÇÕES E ATITUDES.

Volto a escrever, após um longo "jejum".
No ano de 2010 algumas ações foram realizadas para mobilizar os vários segmentos da praia de Itaipu (comerciantes, pescadores e moradores) no sentido de buscar efetivas melhorias para o lugar, tanto no aspecto visual como estrutural.
O projeto "ORLA" que está sendo implantado em todo o litoral brasileiro, e que estava passando ao largo de discussões com os moradores, pescadores e comerciantes da praia de Itaipu,sendo que muitos desconheciam totalmente a existência de tal projeto, só após as manifestações realizadas no ano de 2010 na praia de Itaipu, é que foi possível incluir na equipe de trabalho do projeto ORLA, dois representantes que efetivamente convivem com os problemas da praia de Itaipu um deles é "Jorginho" repreentando a ACOMPI; e o outro è "Seu Chico" representando a ALPAPI,os quais levaram ao projeto ORLA questionamentos relevantes sobre os problemas e apresentaram soluções racionais às intervenções a serem procedidas na praia de Itaipu.

Em breve postarei a síntese das propostas de intervenção, encaminhedas pelo grupo de trabalho do projeto ORLA, para a paria de Itaipu.