sábado, 20 de agosto de 2011
Projeto.
ACOMPI
(Associação de Comerciantes e moradores da Praia de Itaipu).
A nova diretoria eleita no último dia 31 de julho para o biênio 2011/2012, agradece a todos e firma compromisso de buscar sempre melhorias efetivas e eficazes para nossa região.
Como OBJETIVO:
A renovação da praia de Itaipu, através do Projeto ITAIPU RENOVADA.
Como VALORES:
• Ambiental;
• Histórico;
• Turístico e Sócio-Cultural.
Como METAS:
1-Tornar a praia de Itaipu e seu entorno um local seguro, limpo e ambientalmente correto;
2-Proporcionar o desenvolvimento turístico, paisagístico e cultural da nossa orla;
3-Valorização histórica e social em seus variados aspectos. Suas práticas e funções.
Cordialmente,
Jorge Bellas Ricardo Pinto
Presidente Vice-presidente
PROJETO ITAIPU RENOVADA .
Breve histórico de como se encontra hoje a nossa orla.
A praia de Itaipu vem sofrendo ao longo de muito tempo o abandono e com isto perdeu a qualidade e exuberância de outrora.
Hoje, encontramos uma praia fortemente degradada razão direta do descaso de diversos seguimentos. (públicos e privados)
Logo ao se chegar à praia de Itaipu, a primeira visão que se tem são de caçambas de lixo, repletas de urubus, exalando mau cheiro e deixando escorrer chorume ao solo; Inclusive já foi flagrado caminhão de uma peixaria jogando dejetos nas caçambas Os urubus ficam entorno das lixeiras bem como na duna sambaqui e nas areias da praia.
Concomitante vê-se também enorme número de ônibus parados a espera da hora do rush, dando um aspecto de arremedo de terminal, só que sem banheiros, motivo pelo qual não é difícil ver motoristas e cobradores urinando ao lado dos veículos.
Mais adiante, onde deveria ser uma praça, vê-se total desordem urbana onde várias vendedores ambulantes se instalaram em Trailer, kombis, carrocinhas, barracas e etc.
E não poderia faltar os famigerados “flanelinhas” cobrando suas “taxas” para estacionamento dos freqüentadores da praia.
Os acessos às areias da praia não existem, salvo caminhos cheios de obstáculos diversos, tais como pedras, cacos de vidros, espinhas de peixes, lixo e etc.
Já nas areias tem-se uma infinidade de barcos largados os quais ocupam longa faixa de areia, barcos estes, que em sua grande maioria estão abandonados servindo de proliferação de mosquitos e outras pragas. Servem também de abrigo para mendigo; E até já houve caso de criminosos foragidos da justiça que ficaram “morando” com os mendigos embaixo destes barcos.
Ressalte-se, que tais barcos nada tem haver com os dos legítimos pescadores profissionais da praia de Itaipu.Alias, existem várias pessoas que exploram as riquezas naturais do mar de Itaipu sem serem pescadores profissionais de fato e de direitos e, muitas das vezes exibem documentações que não poderiam ter.
Este é apenas um apanhado geral do nível de degradação por que passa a nossa belíssima praia de Itaipu.
O Projeto Itaipu Renovada, vai buscar parcerias, junto ao poder público e a iniciativa privada, para sanar e minimizar várias das mazelas da orla de Itaipu.
Propostas:
Preliminarmente as áreas de segurança e limpeza devem ser priorizadas, pois são as bases para que outras ações de melhoria sejam implementadas.
Segurança:
No sentido aumentar a segurança da nossa região, temos a pretensão de construir e instalar um posto de policiamento ostensivo para a PMERJ, a exemplo das que já existem nas praias de Itacoatiara, Camboinhas e Piratininga.
No mesmo sentido, visamos conseguir iluminação pública para a orla da praia e no entorno da duna.
Limpeza:
Solucionar o problema causado pelas caçambas de lixo, que não podem mais ser o cartão de visitas. Ou recolhimento do lixo deverá feito diariamente ou as caçambas deverão ser colocadas em outro lugar.
A retirada das areias da praia, de todos os barcos que sejam estranhos a atividade de pesca profissional legalmente exercida. Evitando assim: o acúmulo de lixo, moradia de mendigos e esconderijo de criminosos, sob os barcos.
Possibilitando uma eficaz limpeza, pois o trator poderá facilmente passar a peneira nas areias retirando todo o lixo existente.
Restrição ao comercio de ambulantes tanto nas ruas e praças como nas areias da praia de Itaipu, cadastrando e regulamentando a atividade.
Proibição dos ônibus ficarem estacionados no entorno das praças, apenas parando o tempo necessário para embarcar e desembarcar passageiros.Evitando-se assim que as praças fiquem bloqueadas pelos ônibus estacionados e que se continuem urinado na rua.
Ordenamento dos estacionamentos de carros, os quais poderão estacionar em 45º, no entorno das praças, onde hoje ficam estacionados os ônibus.Devendo o estacionamento ser regulamentado.
Retirada de trailer, carrocinhas, kombis e demais instalações, que ocupam o lugar onde deveria ser uma praça com os respectivos equipamentos para laser dos moradores e freqüentadores, especialmente crianças e idosos.
Estas são, em síntese, as propostas iniciais do nosso projeto de uma Itaipu renovada.
Acreditamos que se forem efetivamente implementadas tais intervenções, um grande passo será dado para o início da renovação de nossa praia.
Agradecemos o apoio e a colaboração.
Cordialmente,
Jorge Bellas Ricardo Pinto
Presidente Vice-presidente
Niterói 20 de agosto de 2011.
Assinar:
Postagens (Atom)