sábado, 4 de maio de 2013

Reserva Extrativista em Itaipu.




Alguns pescadores da enseada de ITAIPU,  estão propondo a criação de uma reserva extrativista marinha (RESEX) em Itaipu.

No dia  02 de abril de 2013, realizou-se a segunda oficina sobre essa proposta de criação de uma RESEX (reserva extrativista marinha) em Itaipu, com presença de representantes  do Governo do Estado do Rio de Janeiro, especificamente da Secretaria de Estado do Ambiente(SEA); Do Instituto Estadual do Ambiente(INEA); Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca(SEDRAP); Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense(UFF); Associação dos comerciantes e Moradores da Praia de Itaipu(ACOMPI); Dentre outros participantes.

O objetivo das oficinas foi esclarecer dúvidas sobre o que seja uma RESEX e como é feita sua gestão.
A reserva extrativista marinha é uma área delimitada do mar onde só será permitida a pesca não industrial e pelos pescadores profissionais que integrem a população tradicional de praia de Itaipu e Piratininga. A RESEX é regulada pela lei 9985 do ano de 2000(SNUC). Visa proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais; E assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da área protegida.

Os dois principais instrumentos de gestão de uma RESEX são: 1)PLANO DE UTILIZAÇÃO ;
                                                                                                               2)PLANO DE MANEJO.

A área geográfica a ser ocupada pela RESEX descreve mais ou menos um retângulo, da ponta da enseada do Bananal(na ponta leste de Itacoatiara) adentra duas milhas náuticas na direção sul, deste ponto segue em direção sudoeste até encontra o outro ponto, que se forma a partir da ilha do veado em Piratininga, seguindo por três milhas náutica, na direção sul.
Área  da Reserva Extrativista Marinha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário