Saúde



CONSUMO DE CERTAS FRUTAS REDUZ E O DE SUCO AUMENTA O RISCO DE DIABETES TIPO 2.

A conclusão de uma pesquisa da Escola Médica de Harvard, aponta que frutas protegem contra diabetes, mas sucos elevam risco da doença, (Folha de São Paulo, ed. 30 de agosto de 2013- caderno saúde).

" Uma pesquisa publicada pelo "BRITSH MEDICAL JOURNAL" pode amargar o café da manhã de muita gente: o consumo diário de um ou mais copos de suco de frutas eleva em até 21% o risco de desenvolver  diabetes tipo 2".

Atenção: O MELÃO foi a única fruta cujo consumo esteve ligado a um aumento dos casos de diabetes.
 



O problema dos sucos é que, em relação á fruta inteira, eles têm muito menos fibras, o que eleva a velocidade da absorção do açúcar, gerando os picos que podem ser prejudiciais ao organismo.
Não é necessário eliminar o habito de tomar sucos, deve-se entretanto acrescentar fibras, basta  adicionar uma folha de couve, ou grãos de linhaça ou chia.



linhaça.
Couve
v       





x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Aumentar o consumo de cereais integrais, vegetais e frutas.
Diminuir o consumo de comidas ricas em gordura.
Substituir  o leite desnatado pelo integral.
Diminuir o consumo de manteiga, ovos e outras fontes ricas em colesterol.
Diminuir o consumo de açúcares e de alimentos açucarados.
Diminuir o consumo de sal e de alimentos salgados.

Este é em resumo a recomendação de mudança alimentar proposta em fevereiro de 1977 pelo governo norte-americano, através de estudos  realizados por um comitê especializado (havard;  rockefeller foundation e universidade da Califórnia) em Nutrição e necessidades humanas.

A conclusão que chegaram, naquela época, é de que a alimentação moderna está matando.






Coma um bom peixe sem gastar uma fortuna.


Guaivira ou Guaibira. 

Nome popular:
Guaivira

Nome científico: 
Oligoplites saurus



Este peixinho pouco conhecido e desprezado em seu consumo, oferece ótima de ferro e zinco. Peixe tão desprezado vale ouro. “O tibiro ou guaivira ou guaibira apresenta teores de ferro até 18 vezes maiores do que os teores de ferro da pescada amarela, e teores de zinco 15 vezes maiores do que os teores de zinco da pescada amarela.
É recomendado o consumo deste tipo de pescado pois faz bem, fornece nutriente de excelente qualidade, e contribui com a saúde financeira pela economia que traz, já que ainda não é um peixe com preços exorbitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário