quarta-feira, 18 de julho de 2012

Primeira Oficina Participativa.




Foi realizada a primeira oficina participativa, etapa do Projeto Urbanístico e Socioambiental do Canto de Itaipu.

A oficina foi realizada no Museu de Arqueologia de Itaipu, no último  dia 14, com a presença de várias representações de entidades Públicas,de associações de comerciante e de moradores; Além dos representantes da pesca local.
Foram discutidos vários temas tais como pescas, florestas, patrimônio cultural e arquitetônico, adensamento populacional e etc. Ao final elaborou-se um quadro síntese destes assuntos no recorte temporal de 1960 até 2010, estabelecendo-se uma linha do tempo.
No final ficaram consignadas várias proposições de intervenção no local. As idéias apresentadas, devem ser discutidas na segunda oficina.










Área de atuação do  Projeto Urbanístico e Socioambiental do Canto de Itaipu  








sexta-feira, 13 de julho de 2012

A união fará a unidade.


 

TERMO DE COMPROMISSO.




 No dia de hoje, 12 de julho de 2012,  reuniram-se no restaurante Panela Furada,na Praia de Itaipu, em Niterói,  os Presidentes: 1-Jorge Bellas da ACOMPI (Associação dos comerciantes e moradores da Praia de Itaipu),2- Maurinho da  AMAITA (Associação dos moradores e amigos de Itaipu), 3- Jairo da ALPAPI(Associação livre dos pescadores artesanais da Praia de Itaipu); bem como os vice-presidentes da ACOMPI-RICARDO PINTO e da AMAITA-JORGE NUNES “seu chico”.

  Onde foram discutidos temas referentes ao Projeto de Intervenção Urbana no Canto de Itaipu, ressaltando a importância da participação das entidades na busca de soluções para as diversas questões a serem enfrentadas pela comunidade de pescadores,comerciantes e moradores da praia de Itaipu .

 Ficou decidido,por unanimidade, que as entidades aqui representadas, adotaram  como diretrizes básicas a serem fielmente seguidas  n a busca permanente da:

a)Manutenção das entidades o canto de Itaipu, bem como  da colônia de pescadores  Z7 e seu espaço histórico de usos e atividades diversas.

b)Permanência do lugar(canto de Itaipu)  tal qual como se encontra hoje,com suas práticas e modo peculiar de ser, ou seja com os pescadores artesanais; com as edificações comerciais, de moradias e de pesca; buscando as justas e necessárias legalizações, perante aos públicos órgão competentes como SPU e Prefeitura Municipal de Niterói.

c)Melhor adequação na utilização das areias da praia de Itaipu (uso compartilhado do espaço de uso comum do povo; entre pesca, comercio, banhista e etc.).

 Foi, após ampla discussão, firmado  este termo de compromisso pelos presidentes das entidades referidas, de levarem aos seus pares, bem como  para as oficinas do Projeto de Intervenção Urbana no Canto de Itaipu; As propostas que visem atender de forma ampla as diretrizes básicas acima estabelecidas, no sentido de dar adequação legal, social e ambiental aos diversos usos e atividades ali desenvolvidos, mantendo-os como se encontram.(tradição).
 Por estarem de acordo com a proposta de criação de bloco unitário, na luta pela preservação  e manutenção do modo de vida, práticas e atividades no canto de Itaipu,  assinam o presente compromisso.

Niterói, 12 de julho de 2012.

____________________________________________________
ACOMPI ------------------------JORGE BELLAS         

____________________________________________________
AMAITA-----------------------------MAURO
________________________________________
ALPAPI---------------JAIRO

terça-feira, 10 de julho de 2012

Tempos modernos.




No dia 30.06.2012, no Museu de Arqueologia de Itaipu,com a presença de políticos entre outros,  foi apresentada pelo Município de Niterói, a vencedora da licitação para elaboração do Projeto Urbanístico e socioambiental do Canto de Itaipu.

As vencedoras foram: Campo Aud Arquitetura; Embyá Paisagismo e Omnes consultoria. 

Estas empresas já iniciaram os  estudos e levantamentos em Itaipu, veja no mapa a área de abrangência do projeto.
 
O prazo para entrega do projeto será no mês de dezembro, veja o cronograma abaixo.

Porém; Não está claro que tipo de intervenção a Praia de Itaipu irá sofrer. Mais que vai sofrer, vai!

Os moradores;comerciantes e pescadores locais estão muito apreensivos, pois nada sabem desse projeto e de seus impactos.O receio é de que grupos ligados à especulação imobiliária possam estar se articulando para uma grande desapropriação da área, com a retirada dos antigos ocupantes do local, em benefício da especulação imobiliária.

No sentido de colher melhores e maiores informações e divulgá-las, a ACOMPI (associação dos comerciantes e moradores da praia de Itaipu), se fará representar junto aos grupos de trabalhos da referidas empresas.

 





A linha tracejada delimita a 'area de atuação da intervenção a ser implementada na Praia de Itaipu.












Plano de trabalho com término previsto para dezembro 2012.





sexta-feira, 8 de junho de 2012

Veja essa, de EÇA DE QUEIRÓZ.




O BARBEIRO


O florista foi ao barbeiro para cortar seu cabelo.
Após o corte perguntou ao barbeiro o valor do serviço e o barbeiro respondeu:
Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O florista ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um buquê com uma dúzia de rosas na porta e uma nota de agradecimento do florista. Mais tarde no mesmo dia veio um padeiro para cortar o cabelo. Após o corte, ao pagar, o barbeiro disse:
Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O padeiro ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um cesto com pães e doces na porta e uma nota de agradecimento do padeiro.
Naquele terceiro dia veio um deputado para um corte de cabelo.
Novamente, ao pedir para pagar, o barbeiro disse:
Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O deputado ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, quando o barbeiro veio abrir sua barbearia, havia uma dúzia de deputados fazendo fila para cortar cabelo.
Essa é a diferença entre os cidadãos e os políticos.
 

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão."   (Eça de Queiróz)

NA PRÓXIMA ELEIÇÃO PENSE MUITO BEM A QUEM VOCÊ DARÁ O SEU VOTO.


__._,_.___

O mar não está para peixes!!!!!!!!!!!!!


Publico matéria encaminhada por Roberto Ribeiro.(ACOMPI).

"Parabéns Laura!! por sua coragem e vigilância permanente!!!! exemplo de mulher!!!!

A matéria do GLOBO NITEROI de ontem, no entanto, poderá ajudar a colocar os pingos nos is: informa que a produção de pescado no estado do RJ caiu 34% - é muito gente, e que não HÀ POLITICA ALGUMA de orgao nenhum. Que os pescadores de Niterói Z7 e Z8 estão à míngua. Um box coloca o Felipe Peixoto na parede, e no que ele responde:
Os números estão SUBESTIMADOS!!! fala sério!!!

acorda Niterói!! acorda Rio!!!

Política pesqueira não é estaleiro, "equipamentos de turismo e lazer (???) : é parar de jogar lixo nos pesqueiros, de danificar as redes dos pescadores, é criar Reservas extrativistas ou aréas protegidas, é monitoramento da biologia marinha, das espécies de antes e as de hoje, gerar acordos de pesca, é chamar o ICMBio à observar o genocídio dos pescadores de Niterói. Cade nossos doutores????

abraços, boa Cúpula dos Povos para todos.

Eliana"" 


Em 1/6/2012 16:35, Laura França escreveu:
"Caros parceiros.
 
Não seria possível evitar uma manifestação contra mais essa performance. Ao vivo, a festa foi mesmo inacreditável!!! Sem considerar a nota do dia seguinte: - Coluna Informe do jornal O DIA: Felipe Peixoto deverá vir de vice-prefeito na chapa do Comte .... Ah, bom... Tá tudo explicado!
 
Bom fim de semana para todos,
 
bjs,
 
Laura"
 
 

 
     "Um “inacreditável gol contra” na praia de Itaipu
 
 - Secretário Estadual da Pesca ignora a real situação da pesca artesanal e assina projeto de urbanização do Canto de Itaipu, além de drenagem e pavimentação da região oceânica de Niterói. -
 
O Secretário Felipe Peixoto reuniu autoridades municipais e moradores no Museu de Arqueologia de Itaipu, na tarde de 29 de maio, para assinar dois contratos de urbanização, com recursos garantidos pelo governo do estado. Em meio a muitos aplausos, saiu da cartola o plano redentor, na plataforma/palanque lotada: “Programa de requalificação urbana das comunidades pesqueiras”. Requalificar o espaço urbano do pescador artesanal? Esse até poderia ter sido o título do megaprojeto da Veplan que rasgou ao meio a praia de Itaipu, há cerca de três décadas, elitizando o “balneário de Camboinhas”. Sim, porque há referências explícitas no projeto atual: “Inclusive boa parte dos assentamentos localizados no entorno dessas áreas pesqueiras são inadequados”.
 
Acima de tudo, o secretário surpreendeu com o maior foco do projeto: a drenagem de 10 sub-bacias da região oceânica de Niterói. Esse é o maior pleito das associações de moradores, que aguardam respostas da Prefeitura, há décadas. Quem não conhece o slogan: “Moro em Itaipu, vivo na lama”? Casas inundadas e ruas intransitáveis são marcas da região onde se registra o maior IPTU do município. Assim, a plateia ficou de fato encantada e agradecida ao secretário/salvador, que chegou a receber pedidos de ampliação, de inclusão de outros bairros. Em tempos de escassez, de administração municipal inoperante, o representante do governo estadual ocupa a vaga de trainee para Prefeito. Tudo bem, seus parceiros consideram quase certo que isso acontecerá, algum dia... Mas, no contexto atual – poluição do mar, crime ambiental licenciado pelo órgão estadual –, o gestor da política estadual da pesca tem o dever de atuar para reverter esse quadro de degradação ambiental, para melhorar a qualidade e a quantidade dos berçários marinhos e estoques pesqueiros, garantia da sobrevivência do pescador artesanal e da biodiversidade marinha. Mas, questionado sobre isso, o secretário da pesca recorreu ao já tão conhecido jogo de empurra, atribuindo responsabilidades a outros órgãos, integrantes do próprio governo estadual, e até ao recém-criado Comitê das Lagunas de Itaipu e Piratininga, organização não governamental, talvez criada para legitimar a política do Estado. Diante disso, é preciso lembrar aos gestores públicos, do estado e do município, que os fatos estão sendo observados e avaliados no dia a dia das comunidades, democraticamente."
 
  
   "PESCA  ARTESANAL DE ITAIPU EM RISCO DE EXTINÇÃO
 
Às vésperas da  Rio+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (2012) -  que tem por eixo a “erradicação da pobreza por meio da economia verde”, um crime ambiental em pleno estado-sede, o Rio de Janeiro, coloca em risco toda uma comunidade tricentenária de pescadores artesanais.
Diariamente, toneladas de lixo resultantes de dragagem do Canal do Cunha e do Porto do Rio são despejadas no mar de Itaipu, em Niterói, pela Cia. Docas, com licença do INEA/SEA, apesar de se tratar de zona de amortecimento da área marinha do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Isso afronta também o artigo 47 da Lei Federal 12.305/10, que proíbe o lançamento de resíduos sólidos ou rejeitos no mar; além da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, que prevê um rígido controle da poluição marinha. Os pescadores relatam que as embarcações despejam o lixo “praticamente em cima dos seus barcos” todo dia, causando um desastre social e ambiental imensurável: - redes completamente danificadas; parcéis destruídos; migração de espécies; queda na produção de pescado da região.  Esse crime socioambiental, praticado à luz do dia, provoca o comprometimento alarmante da renda dos pescadores artesanais de Itaipu-Niterói, comunidade tradicional assim reconhecida por antropólogos da UFF que a pesquisam constantemente.
Esses estudos embasaram a Lei Municipal 2874/2011, de autoria do Vereador Renatinho, que transforma em patrimônio cultural da Cidade de Niterói a Pesca Artesanal da Praia de Itaipu, aprovada sem vetos em 20/3/2012. Há também uma indicação para a criação de uma Reserva Extrativista Pesqueira - RESEX, visando proteger esse ambiente marinho e seus recursos pesqueiros, para conservar o espaço dos pescadores. O Canto de Itaipu já conta, também, com outros instrumentos legais de proteção cultural e ambiental.
Além do lixo no mar, a comunidade é prejudicada pela presença de embarcações de grande porte (plataformas e navios), relacionadas à exploração do petróleo e à pesca predatória, que rotineiramente usam a enseada de Itaipu. Como se não bastassem os impactos negativos atuais, está em processo de licenciamento no INEA/SEA o duto do COMPERJ (emissário submarino de venenos químicos), que vai despejar toneladas diárias de efluentes industriais no mar de Itaipuaçu, afetando toda a biodiversidade marinha, toda a cadeia alimentar da área tradicional da pesca artesanal de Itaipu e de Maricá.
Os pescadores resistem, lutam pela garantia de permanecer em suas terras, pelo direito ao uso sustentável da biodiversidade biológica componente dos diversos ecossistemas e pela sua conservação.  O mar e a lagoa, a partir da atividade da pesca artesanal, são espaços culturalmente criados pelas comunidades que transmitem seu bem imaterial de geração a geração.
                      MAR LIMPO PARA TODOS!
Laura França - jornalista - ambientalista - moradora de Itaipu"

sábado, 7 de abril de 2012

Um pouco de História.



O Museu de Arqueologia de Itaipu  funciona nas ruínas do antigo Recolhimento de Mulheres de Santa Teresa na região oceânica de Niterói, cercado pelo mar, montanha e a duna Grande. Itaipu é uma região belíssima, com vista para a cidade do Rio de Janeiro e rodeada pela exuberância do Parque Estadual da Serra da Tiririca.






Itaipu é um distrito do município de Niterói, no Rio de Janeiro . O distrito possui cerca de 58 000 habitantes e está situado na região sudeste do município 




A ocupação humana na região é antiquíssima: seus primeiros habitantes foram povos coletores que deixaram, como vestígios de sua presença, sambaquis encontrados na região da Duna Grande.





sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trilha radical

Vista da enseada do Bananal.


Um passeio radical neste feriado é conhecer enseada do BANANAL,  que fica entre a praia de Itacoatiara e a praia de Itaipuaçu, (entre as montanhas). A enseada não dispõe de praia (areia) sendo formada tão somente por costão rochoso, então tomar banho de mar está fora de cogitação. A ida até lá constitui uma verdadeira aventura, pois a trilha não é das mais fáceis, notadamente por ser muito íngreme. Mais vale o esforço, o local é lindo e, ainda se pode subir o costão de ITACOATIARA, que tem acesso pela mesma trilha. É uma caminhada inesquecível, que já  foi sabe do que estou falando.

A trilha tem início em uma pequena entrada próximo ao Clube dos Engenheiros, em Itacoatiara. Não há mistério para chegar no Bananal, é só seguir pela trilha. A dificuldade fica a cargo do preparo físico, pois a subida é "cascuda".






Trecho da trilha do Bananal que também leva ao Alto Morão.








Enseada do Bananal.

                                                                                                                               Veja no mapa ao lado.


                                       Niterói é mesmo abençoada por Deus.

Vale a pena saber.



A praia do SOSSEGO, é uma pequena ensada localizada na região oceânica de Niterói/RJ, entre as praias de Piratininga e Camboinhas, só é alcançada por meio de uma trilha ou pelo mar. É considerada monumento de Niterói e, por isso, é preservada. Sua vegetação é típica de restinga.

Vale a pena conhecer essa maravilha da natureza.

 No mapa ao lado, clicando nas setas você poderá visualizá-la.(Clique na seta á esquerda indo até o final da praia de Camboinhas, ali verá a praia do sossego em forma de ferradura, amplie a imagem para ver melhor.Há informações das vias de acesso).

Neste feriado visite-a. Bom passeio.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Um olho no gato outro no peixe.

O peixe fresco deve ter pele brilhante e úmida, sem untosidade.



-As escamas devem estar bem aderidas à pele, brilhantes e com reflexos prateados.



-As nadadeiras devem estar úmidas e intactas e, os olhos serem salientes, claros e brilhantes.



-As guelras devem estar róseas, úmidas e brilhantes, sem cheiro desagradável. O cheiro normal do peixe é o de maresia (cheiro de mar.)



-A carne deve ser firme, elástica e resistente à pressão dos dedos, sem deixar marcas. Deve ser branca ou branca rosada com reflexo, madrepérola.



Por fim o ventre do peixe fresco deve estar bem cilindrado (forma de cilindro), nunca murcho ou abaulado e em hipótese alguma deve conter manchas vermelhas, pretas ou verdes.



Quaisquer outras características das acima descritas indicaram que o pescado não está fresco ou foi mal conservado.



Nunca adquira frutos do mar que não estejam frescos.


Mais ATENÇÃO.

Fique de olho nos preço e pesquise sempre.

Pesquisa informal realizada nesta quarta-feira, no Mercado de São Pedro, apontou que o preço do namorado subiu de R$ 13 para R$ 22, em média, nas últimas três semanas.


O consumidor que deixou para comprar os tradicionais peixes para a Sexta-feira Santa na última hora pode desembolsar até 70% a mais dependendo do tipo escolhido. Uma pesquisa realizada ontem no Mercado São Pedro apontou que o preço do namorado subiu de R$ 13 para R$ 22 em média nas últimas três semanas.

Bom almoço e
Feliz Pascoa.





Mais Segurança.

Ação da PM foi planejada para tentar conter a onda de assaltos e casos de violência que aconteceram na cidade nos últimos dias. Criminosos fazem novo arrastão na RO

Com objetivo de acabar de vez com a criminalidade que vem causando desespero à população, o comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Wolney Dias, mandou na última quarta-feira para as ruas, mais 10 viaturas, além de 100 policiais militares, que já começaram a fazer o patrulhamento na Zona Sul, Centro e Região Oceânica.



“Nosso objetivo é trazer de volta a sensação de segurança em Niterói. Para que isso aconteça, mais homens, mais viaturas circulando em horários escalados em todos os bairros”, disse.



O comandante também se reuniu com o Grupamento de Ações Táticas (GAT) para traçar novas estratégias de policiamento. Para isso, o batalhão receberá do Estado mais 40 motos.



“Estamos remodelando o grupamento para dar agilidade às ações. Esta medida garante um reforço na equipe e promove ações mais pontuais, de modo que, se eu receber uma denúncia posso deslocar este grupamento de imediato para o local”, contou Dias.



Além das medidas anunciadas, outros pontos da cidade que já haviam recebido reforço no policiamento começam a apresentar resultados.



“Há pelo menos duas semanas tenho notado que uma viatura vem fazendo patrulhamento nas ruas do meu bairro. Uma moto também tem circulado pelas ruas de Santa Rosa”, disse Alexandre Magno Ramos da Silva, que mora no Pé Pequeno.



Presidente da Associação de Moradores de Boa Viagem, Carlos Valdetaro concorda. “Uma viatura fica parada nas proximidades do MAC. E pela Antônio Parreiras sempre passam dois carros da PM, em horários variados. Espero que o efetivo aumente”, disse Valdetaro.

Jornal O Fluminense.






segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ação e Atitude.


O prefeito de Niterói, após a onda de violência do último fim de semana, quando no bairro do Ingá, uma pessoa foi morta e outra está internada em estado grave decorrentes de assalto a mão armada; Em entrevista disse estar tomando várias ações visando diminuir a criminalidade.

Uma delas será contratar aproximadamente 100 PMs para atuarem em Niterói, reforçando o contingente do 12 BPM, mediante convênio com o comando da polícia militar.

Como será a jornada de trabalho desse policial nessa contratação? Obviamente será para que os policiais trabalhem fora dos seus plantões normais, nos seus dias de folga.

 Ao analisarmos tal notícia, devemos refletir nas seguintes indagações: A folga não é destinada ao refazimento físico e mental do policial? Não é destinada a que ele se refaça para enfrentar nova jornada de plantão? Ao contratá-lo nestes termos não se estará impondo uma sobre carga de trabalho policial? É saudável tal rotina, tanto para o policial quanto para a população? O nível de estresse gerado ao policial nessa dupla ou tripla, nõa impactará negativamente no trabalho policial?

Não se resolve um problema criando outro. Se imaginar que contratando e colocando policiais para trabalharem no período de descanço, em que deveriam estar se "desestressando", irá resolver o problema da criminalidade em nossa cidade, é no mínimo nada entender das especificidades da problemática criminal.

A questão da segurança pública em Niterói é complexa e, não será com essa “pirotecnia” que se chegará a algum lugar. Salvo talvez, ganhar alguns votos.



domingo, 1 de abril de 2012

Colabore para nossa segurança.

O efetivo  exercício da cidadania tem como consequência uma melhora na qualidade de vida. Não nos omitamos, se percebermos qualquer ato criminoso, façamos a nossa parte; Informando e denunciando.
Ao fornecer informações aos órgãos policiais, você estará auxiliando para que a criminalidade diminua na nossa região.
Ao detectar atitudes ou pessoas ou veículos "suspeitos" em seu bairro ligue imediatamente para os telefones a seguir:

81 DP-ITAIPU--2709-0234 / 2709-0227

DPO-ITACOATIARA--2709-9247

DPO-VARZEAS DAS MOÇAS--2709-9246

DPO-PIRATININGA--3701-8280

DPO-CAFUBÁ--2619-8692

DPO-CAMBOINHAS--2608-4540

DPO-MARIA PAULA--2719-2628

DPO-VILA PROGRESSO--2707=4126

SE A NOSSA TOLERÂNCIA FOR ZERO, OS ATOS CRIMINOSOS TAMBÉM TENDERÃO A SER.

A OMISSÃO LEVA A VITIMIZAÇÃO.

Uma campanha da ACOMPI (Associação dos comerciantes e moradores da praia de Itaipu).

Mais Segurança

Hoje, às 09:00 horas realizou-se manifestação na praia de Piratininga, em Niterói/RJ, no sentido de sensibilizar as autoridades estaduais sobre o aumento dos níveis de criminalidade na região oceânica de Niterói, e a urgente necessidade de promover ações de redundem no aumento de segurança e consequentemente a diminuição da criminalidade na região.

Participaram várias entidades associativas como: AMJI (Associação de moradores do jardim Imbuí); CSRO (Câmara de segurança da região oceânica); CDL (Clube de diretores lojista de Niterói) ACOMPI (Associação dos comerciantes e moradores da praia de Itaipu); SINDIPETRO/RJ;além de outras mais.

Houve ampla cobertura da imprensa, com a presença da rede a globo de tv; rede bandeirantes de tv; Além da imprensa escrita.

A concentração ocorreu na praça,no início da praia de Piratininga, no antigo toboágua. Os manifestantes saíram em passeata, com cartazes e faixas, pedindo providências ao governo estadual, responsável pela segurança pública.Dentre as reivindicações, está a transformação da atual 81 DP, em DELEGACIA LEGAL; Aumento do número de policiais militares do 12 BPM, e que este batalhão seja responsável apenas pelo patrulhamento de Niterói e não mais, como acontece hoje, também pelo município de Maricá, indo até a localidade de  Ponta Negra.

Após a passeata pela praia de Piratininga, novamente os manifestantes se concentraram na praça e assumiram o compromisso de levarem suas reivindicações ao governo estadual.
 Não sendo atendidas as reivindicações, prometeram novo protesto, desta vez paralisando a estrada Francisco da Cruz Nunes, artéria principal que liga a região oceânica ao centro de Niterói.

Dúvidas não há quando à triste realidade da região oceânica, que vê a cada dia aumentar seus  índices de criminalidade.
É real e iminente a necessidade de atendimento as questões de segurança na região oceânica.

Esperemos uma rápida intervenção na região visando diminuir a criminalidade.

sexta-feira, 30 de março de 2012

CEFET EM NITERÓI.


Niterói terá Escola Técnica Federal, visando qualificação especialmente para as áreas de Construção naval e do Complexo Petro Químico (COMPERJ). 

Este deverá ser o foco central da atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) antigo CEFET.
A estimativa é de que o IFRJ atenda à 1,2 mil alunos, em uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados [equivalente ao tamanhos de dois campos de futebol].

O local para as instalações já foi definido. Será no bairro do Sapê, região de Pendotiba, onde será desapropriada uma área de dois hectares(20 mil metros quadrados).

Em janeiro deste ano, no dia 11, foi assinado pelo prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, termo de compromisso e enviado ao reitor do IFRJ, FERNANDO CÉSAR GUSMÃO. Neste compromisso assumido por Niterói, o chefe do poder executivo{prefeito] se compromete a no prazo máximo de 150 dias, efetuar a transferência do domínio da área ao IFRJ, bem como realizar todo a infra estrutura do entorno do complexo.
O termo de compromisso deixa bem claro que o não cumprimento da transferência do imóvel para implantação do campus tecnológico em Niterói, automaticamente autoriza ao IFRJ a buscar outro município para instalação Da escola técnica federal.

É uma ótima oportunidade de qualificação e emprego aos jovens niteroienses e dos municípios limítrofes.

Esperemos que seja honrado o compromisso assumido pelo prefeito. 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Retificação ATENÇÃO.

Foi cancelada a reunião sobre segurança em Piratininga, no dia de hoje.

Por água abaixo.

Não sei se é verdade.estou repassando.

Ninguém merece...


Repassando
 Após bloquear a R. Marques de Paraná,  a pretexto de se construir um "mergulhão" no centro de Niterói, o nobre prefeito Jorge Roberto Silveira- após montagem do canteiro e bloqueio das principais rotas viárias da cidade-descobre que exatamente sob o local da obra corre um rio e que por tal a obra é inviável! Investido das melhores idéias lusitanas, típicas de políticos brasileiros, rapidamente ele deu jeito: mandou paralisar a obra e empurrar tudo para o próximo prefeito resolver!
Aproveitando-se da blindagem jornalística conseguida com o apoio do Imperador Sérgio Cabral, o referido fato vem sendo escondido de todos!
Divulguem!!".


Segurança na região Oceânica.

Hoje, dia 29/03/2012, às 19:30 horas, ocorrerá reunião versando sobre a segurança na região com o comandante do décimo segundo batalhão de polícia militar de Niterói (12 BPM), para tratar sobre as estratégias de segurança para nossa região.
Sua participação é fundamental. Participe, leve idéias e principalmente cobre do responsável pela prevenção de crime uma atuação mais eficaz e eficiente.

O local da reunião será em Piratininga, na rua dos Golfinhos, n01, esquina  com a Av. dos Pescadores.(NA ENTRADA DA PONTE DO  TIBAU- JARDIM IMBUÍ).

Alô pessoal da praia, se não formos cobrar, Itaipu ficará para segundo plano. ( Quem não é visto não é lembrado). Vamos participar. 

GREVE DE ÔNIBUS.

Hoje está em andamento greve dos transportes públicos (ônibus) em Niterói. 

Não bastasse o caos diário no trânsito da cidade, hoje o dia promete ser um daqueles infernais, somado ao já caótico, o tráfego na cidade contará com o expressivo aumento dos automóveis particulares e para "apimentar" ainda está chovendo. Então, se vai sair de casa prepare-se. Beba um bom suco de maracujá e vá a luta!!!

Será que essa nova greve amenizar o sofrimento dos usuários dos ônibus, tendo  como escopo a melhoria dos transportes e trânsito na cidade? 
Ou será a velha e conhecida estratégia para novo aumento da tarifa em nome de aumento salarial da categoria dos rodoviários, repassada à população através do aumentos das passagens? 
O que dizem ou melhor o que dirão nossos representantes do legislativo municipal? 
Só nos resta aguardar? 
Será mesmo? 
Já não passou da hora da população, diga-se cidadãos, cobrar o respeito que lhe é devido. Ora, o transporte público é uma concessão do poder executivo municipal. O empresário é dono apenas dos meios materiais( veículos, prédios ,etc.) e não das linhas. Logo o aumento de passagens só pode ser feito se houver justificação e a consequente "autorização" do poder político municipal.  

terça-feira, 6 de março de 2012

Nem IR nem VIR.

Hoje, Niterói parou.
O grande número de veículos, vez o trânsito em Niterói parar. Tal fato é em parte consequência de um protesto da população contra o aumento de 60% nas passagens das barcas Rio-Niterói, os quais optaram por fazer uso da ponte RIO-NITERÓI.

O jornal O Fluminense publicou a seguinte reportagem:

"No primeiro dia útil de aumento na tarifa das barcas, o cenário na estação Arariboia, no centro de Niterói, foi de tranquilidade e nenhuma fila. O motivo? De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária Barcas S/A, apenas 26 mil passageiros fizeram a travessia para a Praça XV, no Rio, registrando um movimento 15% menor do que a média das segundas-feiras.
Como já era de se esperar, a baixa nas embarcações resultou na alta no trânsito, que deu um verdadeiro nó na cidade. O elevado número de veículos registrado pela CCR Ponte - além de problemas pontuais como carros enguiçados e as obras na descida da pista sentido Rio de Janeiro - gerou reflexos na Avenida Roberto Silveira, que chegavam ao Túnel Raul Veiga, em São Francisco, e também nas avenidas Jansen de Mello e Marquês do Paraná.
Muitos motoristas e passageiros levaram mais de uma hora no trânsito, como foi o caso do engenheiro Gustavo Garcia. “Mais um recorde quebrado, hoje fiz casa-trabalho em 1h20min, se o meu trajeto tem 18km, digamos que eu fiz uma média de 21,6km/h”, calculou.
A Alameda São Boaventura registrou congestionamento em todo o percurso da pista sentido Centro, até a RJ-104, Caixa D’Água. E, para completar o caos, um acidente envolvendo motocicleta, próximo à faculdade de farmácia da UFF provocou, por volta das 9h, a interdição de uma faixa de rolamento da Rua Mario Vianna, em Santa Rosa, obstruindo o trânsito procedente do Largo da Batalha pela Estrada da Garganta do Viradouro.
Um grupo de cerca de 200 manifestantes reiterou o protesto contra o reajuste das barcas na Estação Arariboia, em Niterói. Além das já habituais placas, cartazes, gritos de guerra e paródias, desta vez a ‘performance’ de uma ‘barca’ de papelão e madeira também chamou a atenção. Montada por estudantes da Universidade Federal Fluminense, a embarcação de seis lugares trazia em sua lateral a frase “Se piorar, afunda”, numa referência ao bloco de carnaval “Se melhorar, afunda”, que convidava os foliões a atravessar a baía, e terminava na Praça Quinze. O bloco terminou em 2010 após a concessionária proibir a travessia". 

segunda-feira, 5 de março de 2012

IR e VIR.





Atenção !!  É bom ir anotando logo na 

agenda ....

Assunto: Mudança no vencimento da 

CNH. = NOVA LEGISLAÇÃO_ 

importantissimo
Tana


A quem interessar........
Mudanças Vencimento CNH
VENCIMENTO DA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO.
Leia e repasse.
NOVAS REGRAS:

A carteira só pode ser renovada durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma.

Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente,
 e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. 

Esta lei não foi divulgada, e muitas pessoas vão perder a suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.
 

Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH.
Fora a multa,
 para tirar novamente a CNH fica por volta de R$ 1.200,00 e leva + ou - de 2 a 3 meses.

As mudanças começaram a valer no dia 1º de JAN de 2012.Serão incluídos novos conteúdos, além de uma nova carga horária.

O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2009)
 uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN), que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.
 

Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de
 30 para 45 horas aula 
e a do prático, de 15 para 20 horas aula.
 Serão incluídos novos conteúdos.

ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico do extintor. Mais uma regulamentação sem a devida divulgação!

O extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem.
 

Se um policial rodoviário parar seu carro e verificar que
 
o extintor está protegido pelo saco plástico, ele vai te autuar – 5 pontos na carteira e mais R$ 127,50.
_______________________________

AJUDE SEUS AMIGOS, REPASSE ESSAS INFORMAÇÕES PARA ELES ...

sexta-feira, 2 de março de 2012

INCRÍVEL!!!!!!



Date: Tue, 7 Feb 2012 06:55:52 -0200
Subject: Desabafo de empresário do RS Leiam!!!! vale a pena
From: tcborges.master@gmail.com
To:



 É lamentavel , mas  infelizmente é verdade...
São Leopoldo tem um dos menores índices de analfabetismo e de mendicância do país, talvez por causa de homens como este!
EMPRESÁRIO DE SÃO LEOPOLDO
Silvino Geremia é empresário em São Leopoldo, Estado do Rio Grande do Sul.
Eis o seu desabafo, publicado na revista EXAME: 

"Acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoas que tocam e fazem este país: investir em Educação é contra a lei .
Vocês não acreditam?

Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita pesquisa.
Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá.
Só dá para ser competitivo se eu tiver pessoas qualificadas trabalhando comigo.
Com essa preocupação criei, em
 1988, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico.
Este ano, um fiscal do INSS visitou a nossa empresa e entendeu que Educação é Salário Indireto.

Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino freqüentados por nossos funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não recolhimento ao INSS.
Tenho que pagar 26 mil reais à Previdência por promover a educação dos meus funcionários?
Eu honestamente acho que não.

Por isso recorri à Justiça.
Não é pelo valor em si , é porque acho essa tributação um atentado.
Estou revoltado.
Vou continuar não recolhendo um centavo ao INSS, mesmo que eu seja multado 1000 vezes.
O Estado brasileiro está completamente falido.
Mais da metade das crianças que iniciam a 1ª série não conclui o ciclo básico.
 
A Constituição diz que educação é direito do cidadão e um dever do Estado.
 
E quem é o Estado?
 
Somos todos nós.
 
Se a União não tem recursos e eu tenho, acho que devo pagar a escola dos meus funcionários.
 
Tudo bem, não estou cobrando nada do Estado.
 
Mas também não aceito que o Estado me penalize por fazer o que ele não faz.
 
Se essa  moda pega, empresas que proporcionam cada vez mais benefícios vão recuar..
 
Não temos mais tempo a perder.
 
As leis retrógradas, ultrapassadas e em total descompasso com a realidade devem ser revogadas.
 
A legislação e a mentalidade dos nossos homens públicos devem adequar-se aos novos tempos.
 
Por favor, deixem quem está fazendo alguma coisa trabalhar em paz.
 
E vão cobrar de quem desvia dinheiro, de quem sonega impostos, de quem rouba a Previdência, de quem contrata mão-de-obra fria, sem registro algum.
 
Eu Sou filho de família pobre, de pequenos agricultores, e não tive muito estudo.
 
Somente consequi completar  o 1º grau aos 22 anos e, com dinheiro ganho no meu primeiro emprego, numa indústria de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, paguei uma escola técnica de eletromecânica.
 
Cheguei a fazer vestibular e entrar na faculdade, mas nunca terminei o curso de Engenharia Mecânica por falta de tempo.
 
Eu precisava fazer minha empresa crescer.
 
Até hoje me emociono quando vejo alguém se formar.
 
Quis fazer com meus empregados o que gostaria que tivessem feito comigo.
 
A cada ano cresce o valor que invisto em educação porque muitos funcionários já estão chegando à Universidade.
 
O fiscal do INSS acredita que estou sujeito a ações judiciais.
 
Segundo ele, algum empregado que não receba os valores para educação poderá reclamar uma equiparação salarial com o colega que recebe..
 
Nunca, desde que existe o programa, um funcionário meu entrou na Justiça.
 
Todos sabem que estudar é uma opção daqueles que têm vontade de crescer...
 
E quem tem esse sonho pode realizá-lo porque a empresa oferece essa oportunidade.
 
O empregado pode estudar o que quiser, mesmo que seja Filosofia, que não teria qualquer aproveitamento prático na nossa  Empresa Geremia.
 
No mínimo, ele trabalhará mais feliz.
 
Meu sonho de consumo sempre foi uma Mercedes-Benz.
 
Adiei sua realização várias vezes porque, como cidadão consciente do meu dever social, quis usar meu dinheiro para fazer alguma coisa pelos meus 280 empregados.
 
Com os valores que gastei no ano passado na educação deles, eu poderia ter comprado Duas Mercedes.
 
Teria mandado dinheiro para fora do País e não estaria me incomodando com essas leis absurdas .
 
Mas infelizmente  não consigo fazer isso.
 
Eu sou um teimoso.
 
No momento em que o modelo de Estado que faz tudo está sendo questionado, cabe uma outra pergunta.
 
Quem vai fazer no seu lugar?
 
Até agora, tem sido a iniciativa privada.
 
Não conheço, felizmente, muitas empresas que tenham recebido o mesmo tratamento que a Geremia recebeu da Previdência por fazer o que é dever do Estado.
 
As que foram punidas preferiram se calar e, simplesmente, abandonar seus programas educacionais.
 
Com esse alerta temo desestimular os que ainda não pagam os estudos de seus funcionários.
 
Não é o meu objetivo.
 
Eu, pelo menos, continuarei ousando ser empresário, a despeito de eventuais crises, e não vou parar de investir no meu patrimônio mais precioso:
 
as pessoas.
 
Eu sou mesmo teimoso!...
 
Não  tem  jeito...


-------------
"No  futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do  mundo e todos estão tristes. 
Na  educação é o 85º e ninguém  reclama..."
 
EU  APOIO ESTA TROCA

TROQUE  01 PARLAMENTAR POR 344  PROFESSORES
 

O  salário de 344 professores que ensinam  =
  ao de 1 parlamentar que rouba 

Essa  é uma campanha que  vale a pena!
 

Repasso  com solidária revolta!