terça-feira, 16 de junho de 2015

Acidente náutico na praia de Itaipu em Niterói, Rio de Janeiro.



Acidente náutico na praia de Itaipu em Niterói, Rio de Janeiro.

segunda-feira, 15 de junho de 2015.









Um rebocador foi retirado da Praia de Itaipu, nesta segunda-feira, na Região Oceânica de Niterói, após encalhar próximo a areia. A embarcação que tem como finalidade rebocar e auxiliar nas manobras de navios de grande porte ficou presa e teve que ser removida por outros dois rebocadores. Houve uma primeira tentativa através de um sistema de cabos, porém não obtiveram sucesso, pois os cabos arrebentaram. Na segunda investida, a equipe de salvamento conseguiu retirar a embarcação após colocarem o cabeamento na proa da embarcação


Segundo o Grupamento Marítimo dos Bombeiros, não houve derramamento de óleo e nem prejuízos para a fauna e flora da região. Ainda de acordo com os agentes do Grupamento, ninguém se feriu no ocorrido. A ação de resgate foi feita por rebocadores particulares com auxílio dos bombeiros.
De acordo com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, “Equipes de Inspeção Naval da CPRJ foram enviadas ao local, sendo o proprietário notificado. A Capitania instaurou o competente inquérito para apurar as causas e responsabilidades do incidente.”


 Em 1958, após problemas técnicos, o navio “Camboinhas” , que vinha da Argentina, necessitou de auxílio de um barco rebocador na altura da restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro. O cabo do reboque arrebentou e devido a uma forte ventania, o Camboinhas acabou encalhando na praia de Itaipu. Foi uma série de tentativas para desencalhar o navio, e nessas investidas, mais dois barcos encalharam em Itaipu.




Depois de uma operação envolvendo cinco navios, as outras duas embarcações foram removidas, porém o Camboinhas totalmente danificado e com o casco partido não foi aproveitado e foi desmontado. Alguns destroços da embarcação ainda podem ser encontrados na área de arrebentação da praia. O local ganhou o nome do navio e o bairro passou a se chamar Camboinhas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário