sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Operação Verão.

No último dia 08 de novembro, ocorreu um encontro na pousada das dunas em Itaipu, de diversas autoridades municipais com o objetivo de realizar um levantamento dos problemas e traçar estratégias de atuação conjunta dos vários segmentos do poder público, na praia de Itaipu durante o verão, visando minimizar os impactos negativos da falta de ordenamento no local. Aliás tal desordem é crônica em Itaipu.


Estiveram presentes ao encontro o secretário regional de Itaipu Elmo Jasbik, representantes da PM e da 81ªDP, representante da CLIM, secretaria de Trânsito e associaçõaes como a ACOMPI (associação dos comerciantes e moradores da praia de Itaipu) e, AMAITA(associação de moradores e amigos de Itaipu), além de outros formadores de opinião.


Dos vários problemas apontados pelos presentes destacou-se a preocupação de que as ações a serem implementadas não se restrinjam apenas a intervenções pontuais durante o verão; Mais que sejam permanentes, visando a efetiva ordenação do espaço da praia de Itaipu.
Importante questão foi levantada por RICARDO PINTO, o qual demonstrou a necessidade de ser realizado um estudo sobre a capacidade de suporte da praia de Itaipu.


O estudo é de fundamental importância, no sentido de se reverter, de uma vez por todas, o nível de degradação a que chegou a PRAIA DE ITAIPU, e que continua em curso acelerado.


Não podemos mais transigir com descasos dos vários atores públicos e privados para com nossa belíssima praia de Itaipu.


Implementar o Projeto Itaipu Renovada é o início dessa longa caminhada. APOE; PARTICIPE; LUTE.

Você que gostaria de ver a praia de Itaipu transformada em um local de lazer com qualidade de vida, sustentabilidade em seu uso? Com segurança e limpeza?

Em que área você poder ajudar? Encaminhe sua contribuição;Sugfestão ou Crítica ao email praiadeitaipu@hotmail.com


Veja o projeto!


PROJETO ITAIPU RENOVADA.


Breve histórico de como se encontra hoje a nossa orla.


A praia de Itaipu vem sofrendo ao longo de muito tempo o abandono e com isto perdeu a qualidade e exuberância de outrora.

Hoje, encontramos uma praia fortemente degradada razão direta do descaso de diversos seguimentos. (públicos e privados).

Logo ao se chegar à praia de Itaipu, a primeira visão que se tem são de caçambas de lixo, repletas de urubus, exalando mau cheiro e deixando escorrer chorume ao solo; Inclusive já foi flagrado caminhão de uma peixaria jogando dejetos nas caçambas, onde os urubus ficam no entorno das lixeiras alimentando-se do lixo orgânico alí depositado, trazendo mau cheiro bem como dando um aspecto degradante, inclusve na duna sambaqui próxima.

Concomitante vê-se também enorme número de ônibus parados a espera da hora do rush, em um verdadeiro arremedo de terminal, só que sem banheiros, motivo pelo qual não é difícil ver motoristas e cobradores urinando ao lado dos veículos.

Mais adiante, onde deveria ser uma praça, vê-se total desordem urbana onde várias vendedores ambulantes se instalaram em Trailer, kombis, carrocinhas, barracas e etc. Tudo com a leniência da fiscalização. E não poderiam faltar os “flanelinhas” cobrando suas “taxas” para estacionamento dos freqüentadores da praia.

Os acessos às areias da praia não existem e , salvo caminhos cheios de obstáculos diversos, tais como pedras, cacos de vidros, espinhas de peixes, lixo e etc. Um verdadeiro caos para se chegar até a areia da praia.

Já nas areias tem-se uma infinidade de barcos largados os quais ocupam longa faixa de areia, barcos estes, que em sua grande maioria estão abandonados servindo de proliferação de mosquitos e outras pragas. Servem também de abrigo para mendigo; E até já houve caso de criminosos foragidos da justiça que ficaram “morando” com os mendigos embaixo destes barcos. Ressalte-se, que muitos desses barco não pertencem aos pescadores profissionais da praia de Itaipu. A maioria pertencem a pessoas que se passam como pescadores profissionais, para poderem explorar as riquezas naturais do mar de Itaipu. Inclusive exibem documentações que não poderiam ter.

Este é apenas um apanhado de forma reduzida do nível de degradação por que passa a nossa belíssima praia de Itaipu.

O Projeto Itaipu Renovada, visa buscar parcerias, junto aos poderes públicos e a iniciativa privada, para sanar e minimizar várias das mazelas encontradas na orla de Itaipu.


Propostas:


Preliminarmente as áreas de segurança e limpeza devem ser priorizadas, pois são as bases para que outras ações de melhoria sejam implementadas.


Segurança:

No sentido aumentar a segurança da nossa região, temos a pretensão de construir e instalar um posto de policiamento ostensivo para a PMERJ, a exemplo das que já existem nas praias de Itacoatiara, Camboinhas e Piratininga. No mesmo sentido, visamos conseguir iluminação pública para a orla da praia e no entorno da duna.


Limpeza:

Solucionar o problema causado pelas caçambas de lixo, que não podem mais ser o cartão de visitas. Ou recolhimento do lixo deverá feito diariamente ou as caçambas deverão ser colocadas em outro lugar. A retirada das areias da praia, de todos os barcos que sejam estranhos a atividade de pesca profissional legalmente exercida. Evitando assim: o acúmulo de lixo, moradia de mendigos e esconderijo de criminosos, sob os barcos. Possibilitando uma eficaz limpeza, pois o trator poderá facilmente passar a peneira nas areias retirando todo o lixo existente. Restrição ao comercio de ambulantes tanto nas ruas e praças como nas areias da praia de Itaipu, cadastrando e regulamentando a atividade.


Proibição dos ônibus ficarem estacionados no entorno das praças, apenas parando o tempo necessário para embarcar e desembarcar passageiros.Evitando-se assim que as praças fiquem bloqueadas pelos ônibus estacionados e que se continuem urinado na rua. Ordenamento dos estacionamentos de carros, os quais poderão estacionar em 45º, no entorno das praças, onde hoje ficam estacionados os ônibus.Devendo o estacionamento ser regulamentado.


Retirada de trailer, carrocinhas, kombis e demais instalações, que ocupam o lugar onde deveria ser uma praça com os respectivos equipamentos para laser dos moradores e freqüentadores, especialmente crianças e idosos.


Estas são, em síntese, as propostas iniciais do nosso Projeto de uma Itaipu Renovada.
Acreditamos que se forem efetivamente implementadas tais intervenções, um grande passo será dado para o início da renovação de nossa praia".

Agradecemos o apoio e a colaboração.

Ricardo Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário