segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ação e Atitude.


O prefeito de Niterói, após a onda de violência do último fim de semana, quando no bairro do Ingá, uma pessoa foi morta e outra está internada em estado grave decorrentes de assalto a mão armada; Em entrevista disse estar tomando várias ações visando diminuir a criminalidade.

Uma delas será contratar aproximadamente 100 PMs para atuarem em Niterói, reforçando o contingente do 12 BPM, mediante convênio com o comando da polícia militar.

Como será a jornada de trabalho desse policial nessa contratação? Obviamente será para que os policiais trabalhem fora dos seus plantões normais, nos seus dias de folga.

 Ao analisarmos tal notícia, devemos refletir nas seguintes indagações: A folga não é destinada ao refazimento físico e mental do policial? Não é destinada a que ele se refaça para enfrentar nova jornada de plantão? Ao contratá-lo nestes termos não se estará impondo uma sobre carga de trabalho policial? É saudável tal rotina, tanto para o policial quanto para a população? O nível de estresse gerado ao policial nessa dupla ou tripla, nõa impactará negativamente no trabalho policial?

Não se resolve um problema criando outro. Se imaginar que contratando e colocando policiais para trabalharem no período de descanço, em que deveriam estar se "desestressando", irá resolver o problema da criminalidade em nossa cidade, é no mínimo nada entender das especificidades da problemática criminal.

A questão da segurança pública em Niterói é complexa e, não será com essa “pirotecnia” que se chegará a algum lugar. Salvo talvez, ganhar alguns votos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário