terça-feira, 13 de maio de 2014

ABOLIU!!!!!!

13 DE MAIO, há cerca de 126 anos registrava-se em nosso país a “dita” ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA. Após mais ou menos 350 anos de escravidão e tráfico negreiro, que constituiu a essência da economia e da vida nacional, naqueles tempos, promovendo os acúmulos econômicos e financeiros públicos e privados, especialmente com o ciclo do café, que coloca o país entre as dez maiores economias  do planeta.

 Usei a expressão “dita abolição”, visto que na distorcida república e democracia brasileiras concederam a liberdade para os negros com uma mão e os reescravizaram num apartheid social com a outra. Os negros são a maioria dos pobres e os jovens negros respondem por 75% das vítimas de homicídios. A discriminação não se restringe apenas aos que estão em faixas salariais inferiores, pois mesmo os grandes salários dos jogadores  negros de futebol  são impeditivos de discriminações e agressões raciais dentro e fora dos estàdios. Até mesmo o baluarte da justiça, Ministro Joaquim Barbosa, é alvo da sanha racista e discriminatória.

Como mudar o paradigma, sem entender como essa débil e fraca democracia brasileira se formou, e continua a se reproduzir.

Sugiro começar com a leitura básica do clássico livro de Sergio Buarque de Holanda - Raízes do Brasil. E que as escolas parem de ficar apenas fazendo trabalhinhos de colagem enaltecendo a da data, e quase agradecendo a postura de um Estado  que se omitiu e silenciou sobre o fato.






Mais em fim, a Copa Do Mundo está aí. O que passou , passou; Bola pra frente “SUCUPIRA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário