domingo, 11 de maio de 2014

Neste dia das MÃES, um pensamento singelo.

                               Causa atuais das aflições.


"As vicissitudes da vida são de duas espécies ou, se quisermos, têm duas origens bem diversas que importa distinguir: umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida.
Remontando à fonte dos males terrenos, reconhece-se que muitos são consequência natural do caráter e da conduta daqueles que os sofrem. Quantos homens caem por sua própria culpa! quantos são vítimas de sua   imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição! Quantas pessoas arruinadas por falta de ordem, de perseverança, por mau comportamento ou por não terem limitado os seus desejos!

Quantas uniões infelizes, porque resultaram dos cálculos do interesse e da vaidade, nada tendo com isso o coração! Que de dissenções, de disputas funestas, poderiam ser evitadas com mais moderação e menos suscetibilidade! Quantas doenças e aleijões são o feito da intemperança e dos excessos de toda ordem!

Quantos pais infelizes com os filhos, por não terem combatido as suas más tendências desde o princípio. Por fraqueza ou indiferença, deixaram que se desenvolvessem neles os germes do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade, que resseca o coração. mais tarde colhendo o que semearam, admiram-se e afligem-se com a sua falta de respeito e a sua ingratidão.

Que todos os que têm coração ferido pelas vicissitudes e as decepções da vida, interroguem friamente a própria consciência. Que remontem passo a passo à fonte dos males que os afligem, e verão se, na maioria das vezes, não podem dizer: "Se eu tivesse ou não tivesse feito tal coisa não estaria nesta situação".

A quem, portanto, devem todas essas aflições, senão a si mesmos; O homem é, assim, num grande número de casos, o autor de seus próprios infortúnios. Mas, em vez de reconhecê-los, acha mais simples, e monos humilhante para sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, a falta de oportunidade, sua má estrela, enquanto, na verdade, sua má estrela é sua própria Incúria. 

O homem evitares estas espécies de males quando trabalhar para o seu adiantamento Moral e Intectual. " (o evangélho segundo o espiritismo.p.74, ed.63o 2007).


Assim, neste dia que deve ser festivo, façamos uma reflexão sincera de consciência.

Feliz dias das Mães












 (Das causa anteriores das aflições falarei na próxima oportunidade) Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário