segunda-feira, 12 de maio de 2014

Atenção: AUDIÊNCIA PÚBLICA em NITERÓI

Projeto Transoceânica.
5



No próximo dia 3, a audiência pública na Câmara servirá para a divulgação do estudo e para a elucidação de possíveis dúvidas. Depois disso, questionamentos sobre o projeto poderão ser enviados ao órgão municipal de meio ambiente no prazo de dez dias para que sejam respondidos e inclusos no texto final que seguirá novamente para a avaliação e decisão final da Ceca.

NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR, SERÁ A ÚNICA OPORTUNIDADE DOS MAIORES INTERESSADOS, NÓS OS MORADORES DA REGIÃO OCEÂNICA, QUESTIONARMOS OS TERMOS DE MAIS ESTE "PROJETO DE MELHORIA".



Atenção: parece que no mesmo dia 03 de junho está marcada outra reunião1ª REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA RESEX ITAIPU. Visando a elaboração do Estatuto Interno do conselho. 



A licença ambiental para a construção da Transoceânica está em fase final de concessão. O estudo de Impacto Ambiental (EIA) foi analisado pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) que deu parecer favorável à viabilidade do projeto. Falta apenas uma avaliação definitiva pela comissão do Inea que será feita depois da fase de participação popular, que inclui a realização de uma audiência pública no próximo dia 3. De acordo com o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, a expectativa é de que até agosto todo o trâmite legal já esteja concluído.




Projeto – Aguardada há mais de 20 anos, a obra da Transoceânica inclui um corredor com sistema de transporte de alta performance - o BHLS - integração de modais, ciclovia e o túnel que vai ligar Charitas ao Cafubá, sem a cobrança de pedágio. A previsão é que as obras, orçadas em R$ 292 milhões, comecem no segundo semestre deste ano e sejam concluídas no primeiro semestre de 2016. A via terá 11,2 quilômetros de extensão – sendo que o túnel, com duas galerias, terá 1,3 quilômetro -, 13 estações, um ponto de interligação (Estação de Catamarãs de Charitas) para sete bairros e terá capacidade para transportar 78 mil passageiros por dia. De acordo com técnicos municipais, o percurso entre Charitas e Engenho do Mato será feito em até 25 minutos.




*Veja nas publicações mais antigas deste blog, sobre a Resex (reserva extrativista em Itaipu)ç Projeto Canto de Itaipu( vinculado ao Projeto Orla) e da transoceânica.


**NÃO DEIXEM A Copa do mundo TIRAR O FOCO.
VAMOS FAZER UM GOL POR NITERÓI, DISCUTINDO E QUESTIONANDO TODOS ESTES PROJETOS PARA NITERÓI. A SELEÇÃO DE MORADORES DA REGIÃO OCEÂNICA TEM QUE ENTRAR EM CAMPO NA CÂMARA DE NITERÓI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário